Rua Visconde de Quissamã 684, Centro, Macaé-RJ

De segunda à sexta de 09:00 às 19:00

(22) 2762-0286

Carlos Wilson Menezes - Doctoralia.com.br

6 DICAS DE DIETA PARA A SAÚDE DO APARELHO URINÁRIO

A dieta é extremamente importante para o bem-estar do sistema urinário e dos órgãos reprodutores.

O termo ‘urologia’ refere-se ao sistema urinário masculino e feminino, incluindo os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra, bem como os órgãos reprodutores masculinos, os testículos, o pênis e a próstata.

Embora a saúde urológica possa não estar na mente das pessoas quando elas pensam em seu bem-estar geral, é, certamente, de grande importância.

Uma alimentação saudável afeta, diretamente,  o bem-estar do sistema urinário e dos órgãos reprodutores, e é, particularmente importante, para a saúde urológica a longo prazo.

Sem esses órgãos e sistemas, seu corpo não seria capaz de funcionar corretamente. E, como outras partes do seu corpo, elas podem ser afetadas por condições e doenças. 

As condições urológicas comuns incluem doença renal crônica, pedras nos rins, infecções do trato urinário (ITU), câncer de próstata, rim ou bexiga e incontinência urinária.

 

Aqui estão algumas dicas de dieta úteis para manter a saúde urológica ideal:

 

 1 – BEBA MUITA ÁGUA

A água tem uma infinidade de benefícios para o bem-estar urológico, além dos benefícios para a saúde de todo o seu corpo. É um ingrediente essencial para a vida e, como regra geral, você deve beber 2 a 3 litros de água todos os dias para se manter saudável.

Manter uma ingestão saudável de líquidos ajuda a eliminar as toxinas do corpo, o que pode ajudar a melhorar a função renal e da bexiga. Acredita-se que reduz significativamente o risco de doença renal, infecção da bexiga.

Também é importante beber bastante água para ajudar a prevenir a ocorrência de pedras nos rins, pois a água libera sais na urina.

É muito fácil saber se você está desidratado – basta olhar para a urina. Amarelo claro ou claro é bom, enquanto um amarelo mais escuro significa que você deve beber mais água.

 

2 – DIMINUA O SAL

Embora o sódio seja um mineral necessário em seu corpo, em grande quantidade, pode ter efeitos adversos em sua saúde, particularmente em seu bem-estar urológico. Você precisa de cerca de 1.500 miligramas de sódio por dia para a função corporal normal. E embora isso possa parecer muito, é apenas cerca de 3 gramas de sal, o que é fácil de ultrapassar.

Seus rins requerem um bom equilíbrio de sódio e potássio para o bom funcionamento. Muito sal em sua dieta pode contribuir para a pressão alta, o que pode levar a doenças renais. Um consumo muito alto também pode contribuir para a ocorrência de cálculos renais e cálculos urinários.

 

3 – REDUZA A QUANTIDADE DE CARNE E GLÚTEN QUE VOCÊ COME

A carne é ácida e pode irritar a bexiga, enquanto reduzir a ingestão de glúten pode ajudar a reduzir a irritação e diminuir a urgência, a frequência e a incontinência urinária.

 

4 – COMA MUITA FIBRA

A fibra é o componente não digerível dos alimentos vegetais, como verduras, frutas, grãos, feijões e legumes. É muito importante para a sua saúde digestiva e , também, para a bexiga. Ajuda a regular os movimentos do intestino, absorvendo água nas fezes, facilitando, assim, o seu esvaziamento. Isso diminui a chance de prisão de ventre, que pode causar uma facilidade de infecção da bexiga.

 

5 –  COMA ALIMENTOS RICOS EM ZINCO, ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS E SELÊNIO    

Aumentar o consumo de ricos em zinco, ácidos graxos essenciais e selênio, todos cruciais para a saúde reprodutiva masculina. Frutos do mar, sementes e vegetais são excelentes fontes desses nutrientes – faça algumas pesquisas e comece a integrá-los à sua dieta.

 

6 – ESCOLHA AS FRUTAS COM CUIDADO  

Embora uma dieta equilibrada com muitas frutas seja excelente para a saúde geral, existem algumas frutas que podem irritar a bexiga, como aquelas que são altamente ácidas. Frutas cítricas e uvas devem ser limitados se você tiver uma bexiga sensível. As peras são uma ótima alternativa e têm sido associados a uma boa saúde urológica.

 

Tem alguma dúvida?

Faça, abaixo, sua pergunta diretamente para o Dr Carlos Wilson.

Seu e-mail não será publicado!

 

ENVIE SUA MENSAGEM!

Leave a Comment

(1 Comment)

  • Samuel

    Olá, meu nome é Samuel, tenho 51 anos. Há um mês estou com algumas irregularidades no sistema urinário. Começou com uma frequência maior de vontade de urinar e tive diarréia. Depois de uns três dias tive uma ardência na urina e até dificuldade para urinar. Fiquei preocupado em relação à próstata, mas depois de uns dias ao beber mais água observei que quando diminuo a ingestão de pão, melhoro. Será que estou com intolerância ao glúten ou pode ser outra coisa?

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Top