Rua Visconde de Quissamã 684, Centro, Macaé-RJ

De segunda à sexta de 09:00 às 19:00

(22) 2762-0286

Andrologista (Especialista na Saúde do Homem – Médico do Homem)

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

Assim como os andrologistas, os urologistas também podem diagnosticar e tratar condições relacionadas com a próstata e com o sistema reprodutivo masculino, mas também cuidam de problemas do sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.

Muitos homens ainda têm resistência a ir ao médico, ainda mais quando o assunto é a sua sexualidade. Mas é importante saber que vários desses problemas são bastante comuns e podem ser abordados sem hesitação. Você pode procurar um andrologista de forma preventiva ou para ajudar com uma variedade de situações, incluindo:

Infertilidade – esse é um problema comum. Algumas pessoas pensam que é uma condição exclusiva das mulheres. Mas, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 7,5% de todos os homens sexualmente ativos com menos de 45 anos relataram já terem procurado um médico para o problema. Dos homens que procuraram ajuda, 18% foram diagnosticados com um problema de fertilidade, incluindo problemas no esperma ou sêmen (14%) e varicocele (6%).
Disfunções sexuais masculinas – entre as disfunções comuns que o andrologista pode tratar estão a falta de libido, a ejaculação precoce e a ejaculação retardada.
Doenças da próstata – mais comum em homens mais velhos, a doença pode dificultar o ato de urinar. Existem tratamentos disponíveis, sob a forma de medicamentos ou cirurgia.
Deficiência androgênica – os andrógenos são os hormônios masculinos, incluindo a testosterona, que dão aos homens atributos tipicamente masculinos. Quando os andrógenos estão baixos, a saúde geral pode ser afetada. Uma vez que o diagnóstico é feito, o tratamento pode trazer melhora na qualidade de vida.
Conteúdo extraído do site da Pfizer

Leave a Comment

(2 Comments)

  • Osmar Tatagiba

    Dr Carlos Wilson ,andrologista é medico de quê?

    • Dr. Carlos Wilson Menezes

      Olá Osmar! Andrologista é o médico que estuda a saúde masculina, no que diz respeito às funções reprodutoras e sexuais do homem. Qualquer diagnóstico ou prognóstico relacionado ao fator sexual, seja uma questão anatômica, urológica, biológica ou psíquica deve, preferencialmente, ser dado por um andrologista.

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Top