Rua Visconde de Quissamã 684, Centro, Macaé-RJ

De segunda à sexta de 09:00 às 19:00

(22) 2762-0286

Hiperplasia Benigna da Próstata: diagnóstico e tratamento

 

O que é Hiperplasia Benigna da Próstata?

 

A hiperplasia benigna da próstata é, na verdade, o aumento desta glândula. A próstata envolve a uretra, o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. À medida que a próstata se torna maior, ela pode comprimir parcialmente a uretra. Consequentemente, pode ocorrer um quadro de dificuldade para urinar.

Esta patologia ocorre em quase todos os homens à medida que envelhecem. Embora não seja câncer da próstata, esse aumento pode provocar um grande incômodo. No entanto, geralmente, não é um problema grave. Assim, cerca de metade de todos os homens com mais de 75 anos apresentam alguns sintomas.

A hiperplasia benigna da próstata também é conhecida como hipertrofia benigna da próstata.

 

Causas

 

A hiperplasia benigna da próstata  é provavelmente um evento normal do processo de envelhecimento nos homens. Portanto, acredita-se que seja causada por alterações no equilíbrio hormonal e no crescimento celular.

 

Quais são os sintomas?

 

A hiperplasia benigna da próstata causa problemas urinários como:

  • Dificuldade para iniciar a micção
  • Necessidade de acordar à noite para urinar
  • Jato de urina fraco
  • Sensação de não esvaziar a bexiga completamente
  • Retenção de urina levando, dessa maneira, a infecções urinárias, pedras, ou danos nos rins.

A hiperplasia benigna da próstata não causa câncer de próstata e não afeta a capacidade do homem de gerar filhos. Além disso, também não causa problemas de ereção. No entanto, alguns pacientes relatam desconforto durante a relação sexual. 

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico pode ser feito baseado nos sintomas e no exame físico.

Indica-se a realização de um exame de urina e do toque retal. Desta maneira, o tamanho da próstata pode ser avaliado.

Normalmente, também é realizado o PSA (Antígeno Prostático Específico) com o objetivo de se  descartar o câncer de próstata. Embora estas patologias não estejam relacionadas, elas podem causar sintomas semelhantes. Além disso, a ultrassonografia, também, pode, eventualmente, ser necessária.

 

Alguns cuidados podem ajudar a controlar os sintomas.

 

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para reduzir seus sintomas:

-Evite café e álcool. Eles fazem o seu corpo tentar se livrar da água e, consequentemente, levam você a urinar mais vezes.

-Se possível, evite medicamentos que possam dificultar a micção, como anti-histamínicos, descongestionantes (incluindo sprays nasais) e pílulas de alergia. Portanto, fale com o seu médico  sobre os medicamentos que toma.

 

Tratamento

 

O tratamento da geralmente depende dos sintomas. Assim, as opções consistem em:

-Acompanhamento – especialmente se seus sintomas forem leves e não incomodarem muito

-Medicamentos – para ajudar a controlar os sintomas

-Cirurgia – você pode precisar de ressecção transuretral da próstata (RTU) se os sintomas estiverem afetando significativamente sua vida diária. Além disso, existem outros tipos de cirurgia, incluindo terapia a laser e incisão transuretral da próstata

 

Prevenção

 

Você não pode evitar a hipertrofia benigna da próstata  ou os problemas de micção que ela pode causar. Alguns estudos suspeitam que as ejaculações regulares ajudariam a prevenir o aumento da próstata. No entanto, esta afirmação ainda não pode ser feita com certeza.

 

Tem alguma dúvida?

Faça, abaixo, sua pergunta diretamente para o Dr Carlos Wilson.

Seu e-mail não será publicado!

ENVIE SUA MENSAGEM!

 

Leave a Comment

(4 Comments)

  • Rogélia Teixeira

    Tem algum medicamento que possa reverter o tamanho dessa próstata?

  • Paulo

    Qual a medida da próstata que é considerado para cirurgia.

    • Paulo

      disseram-me que o tamanho normal da próstata num adulto jovem anda à volta dos 30ml, e também que em prostatas com tamanho à volta dos 100ml já não é possível cirurgia por laser (não percebi o porquê) – falta informação mais abrangente e mais detalhada sobre esse assunto online

  • Nelito Albano

    Entendi a informação é gostei. Dizer que tenho a doença ou seja, ereção fraca, pedir no canal urinário, dificuldades de fazer urina, dores de coluna e às vezes sai urina meia turva.

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Top