A infecção urinária é um termo amplo usado para descrever a infecção de alguma estrutura do sistema urinário: rins, bexiga ou uretra.
INFECÇÃO URINÁRIA NAS MULHERES
As mulheres que apresentam episódios repetidos de infecção urinária conhecem bem o desconforto da ardência, dor pélvica, desejo constante de urinar e sensação de não esvaziar completamente a bexiga.
Episódios ocasionais não chegam a ser raros em mulheres. Dessa maneira, podem ser tratados, algumas vezes, com dose única de antibióticos. No entanto, infecções frequentes merecem uma análise mais criteriosa de um urologista.
É importante uma investigação no sentido de excluir fatores que possam estar provocando as infecções urinárias. No entanto, em alguns casos, há a necessidade de realização de exames complementares que irão contribuir nessa avaliação.
INFECÇÃO URINÁRIA E ATIVIDADE SEXUAL
Infecções urinárias recidivantes, em mulheres mais jovens, são, comumente associadas à relação sexual. Portanto, em determinados casos, antibióticos, antes e depois do coito podem ajudar na diminuição da repetição.
Para mulheres no pós-menopausa, os cremes vaginais à base de estrogênio contribuem no alívio das alterações hormonais e na secura vaginal que podem levar a infecções urinárias freqüentes.
Existem vários outros recursos que ajudam na prevenção e na diminuição dos episódios de infecção urinária. Dessa maneira, uma avaliação médica criteriosa e bem conduzida pode contribuir muito para amenizar esse problema que, tanto, compromete a qualidade de vida das mulheres.
INFECÇÃO URINÁRIA EM HOMENS
Embora a Infecção urinária seja relativamente rara em homens mais jovens, a prevalência aumenta à medida que os homens envelhecem. Ainda que, a maioria dos homens nunca vá experimentar uma infecção dessa natureza, existem fatores que aumentam esse risco:
Idade – são mais comuns em homens com mais de 50 anos
Hipertrofia Benigna da Próstata
Diabetes
Pedras nos rins
Uso de sondas
SINTOMAS DE UMA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM HOMENS:
Urgência urinária – A sensação de que você constantemente precisa ir ao banheiro havendo, no entanto, pouca urina na bexiga
Dor ou sensação de ardor durante a micção
Urina turva
Urina com mau cheiro
Secreção uretral
Dor abdominal ou dor lombar – A dor pélvica acompanhada por febre ou calafrios pode indicar uma infecção renal e deve, portanto, ser imediatamente levada ao conhecimento de um médico.
A maioria das infecções do trato urinário é causada por bactérias que entram no trato urinário. Dessa maneira, o tratamento mais comum é um ciclo de antibióticos para a eliminação das bactérias causadoras do quadro.
Há coisas que os homens podem fazer para ajudar a impedir a ocorrência de infecção urinária, incluindo:
O uso de preservativos
Beber grande quantidade de líquidos
É, também, muito importante, que se faça uma boa higiene da área ao redor da, mantendo,portanto, a área livre de secreções.