O preventivo da próstata envolve um simples dosagem no sangue e um rápido exame físico. Tudo somado, leva apenas cerca de 10 minutos. Portanto, um pequeno compromisso que, muitas vezes, salva vidas.

A importância do PSA

O teste de PSA é uma triagem de sangue de rotina que pode ser realizada em um laboratório ou hospital. Além disso, nenhum preparo é necessário. No entanto, você será solicitado a evitar a ejaculação e atividade física intensa por 48 horas antes.

O teste pode detectar altos níveis de antígeno específico da próstata (PSA), uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados de PSA são frequentemente – mas nem sempre – um indicador precoce do câncer de próstata, assim como outros distúrbios da próstata como a Prostatite e a Hiperplasi Benigna da Próstata; (Da mesma forma, os níveis normais não significam necessariamente que não haja câncer.)

Enquanto o toque retal pode ser eficaz na detecção precoce de câncer de cólon ou reto, ou na captura de câncer de próstata em estágio avançado, não é um método confiável para encontrar câncer de próstata em estágio inicial. O exame de sangue PSA também deve ser usado.

Qual é o Processo de Rastreamento do Câncer de Próstata?

O exame de próstata realizado regularmente pode ajudar na detecção precoce do câncer. Portanto, quanto mais cedo diagnosticado, melhores as chances de sucesso no tratamento

Desta forma, o exame da próstata auxilia no diagnóstico precoce da doença, aumentando em 90% as chances de cura. Entretanto, apresenta-se como uma patologia silenciosa, ou seja, quando os sintomas aparecem é possível que não haja mais solução para o quadro.

Muitos homens ainda têm receio quanto à sua realização. No entanto, trata-se de um procedimento rápido, durando cerca de 15 segundos e que, com certeza, salva muitas vidas. Se você tem 50 anos ou 45 com histórico de câncer na família é muito importante que você consulte um urologista regularmente. Homem que se cuida tem atitude. Valorize sua vida!.