Prostatite é a inflamação da próstata, uma glândula do tamanho de uma noz situada diretamente abaixo da bexiga nos homens. A próstata produz fluido (sêmen) que nutre e transporta o esperma. Geralmente, causa micção dolorosa ou difícil. Outros sintomas incluem dor na virilha, área pélvica ou genitais.

Afeta homens de todas as idades, mas tende a ser mais comum em homens com menos de 50 anos. A condição tem várias causas. Às vezes essa causa não é identificada. Se for provocada por uma infecção bacteriana, deve ser tratada com antibióticos.

Dependendo da causa, pode ocorrer gradualmente ou repentinamente. Alguns episódios melhoram rapidamente, por conta própria ou com tratamento. Podem durar meses ou tornarem-se recorrentes

Sintomas
Os sinais e sintomas dependem da causa. Eles podem incluir:

Dor ou sensação de ardor ao urinar
Dificuldade em urinar
Micção freqüente, particularmente à noite
Necessidade urgente de urinar
Urina turva
Sangue na urina
Dor no abdômen, virilha ou parte inferior das costas
Dor na área entre o escroto e o reto
Dor ou desconforto do pênis ou testículos
Ejaculação dolorosa

Caso você tenha dor pélvica, micção difícil ou dolorosa ou ejaculação dolorosa, consulte seu médico. Se não for tratada, alguns tipos podem causar um agravamento da infecção ou outros problemas de saúde.

A prostatite bacteriana aguda é geralmente causada por cepas comuns de bactérias. A infecção pode começar quando as bactérias na urina vazam para a próstata. Antibióticos são usados ​​para tratar a infecção. Se não eliminarem as bactérias, a prostatite pode recorrer ou ser difícil de tratar (prostatite bacteriana crônica).

Danos nos nervos no trato urinário inferior, que podem ser causados ​​por cirurgia ou trauma na área, podem contribuir para a prostatite não causada por uma infecção bacteriana. Em muitos casos de prostatite, a causa não é identificada.

Não deve-se confundir prostatite com Hiperplasia Benigna de Próstata nem com o Cãncer de Próstata, embora, também possa ocorrer um aumento do PSA

Fatores de risco para prostatite incluem:
Ser jovem ou de meia-idade
Ter uma infecção na bexiga ou no tubo que transporta sêmen e urina para o pênis (uretra)
Ter traumatismo pélvico, como uma lesão de bicicleta ou a cavalo
Uso de sondas
AIDS
Ter feito uma biópsia da próstata

Complicações podem incluir:
Infecção bacteriana do sangue (bacteremia)
Cavidade cheia de pus na próstata (abscesso prostático)
Anormalidades do sêmen e infertilidade, que podem ocorrer com prostatite crônica
Não há evidência direta de que a prostatite possa levar ao câncer de próstata.