A dúvida quanto à normalidade do tamanho do pênis atinge grande parte da população masculina. Esse questionamento atinge crianças, jovens e adultos. Pode, portanto, trazer danos à vida sexual do homem quando essa preocupação atinge níveis exagerados.
Há séculos, o órgão sexual masculino representa força e poder. Além disso é interessante notar a distância entre a satisfação dos homens em relação a essa dúvida e o índice de insatisfação das mulheres. Estudos recentes mostram que em torno de 60% dos homens não estão satisfeitos com o tamanho do seu pênis. No entanto, 90% das mulheres estão satisfeitas com o tamanho do pênis de seus parceiros.
O médico deve ser cuidadoso e avaliar bem a ansiedade e as preocupações do paciente. No entanto, não se deve criar falsas expectativas quanto ao tratamento, quando esse for possível
Pesquisadores descobriram que homens insatisfeitos com seus corpos têm menos experiência e se envolvem em menos tipos de atividades sexuais. Além disso, se sentem menos atraentes e experimentam mais problemas sexuais do que aqueles que estão satisfeitos. Consequentemente, durante situações que envolvem sexo, aqueles com má imagem corporal também experimentam baixa auto-estima e maior ansiedade. Portanto, a discussão é mais complexa que parece.
Nos pacientes com indicação de prótese peniana devido a disfunção erétil e com Doença de Peyronie existe a possibilidade de realização do aumento real do pênis. Podemos alcançar, na cirurgia, um ganho de até 4cm. No entanto, há uma dependência do comprimento do feixe vásculo nervoso que conecta a glande à base do órgão.