A uretrite é uma inflamação da uretra, o tubo fino que transporta a urina para fora do corpo da bexiga. Frequentemente causada por uma infecção bacteriana, a uretrite pode produzir sintomas distintos em homens e mulheres. Agentes infecciosos (incluindo clamídia, gonorreia e herpesvírus) transmitidos durante a atividade sexual podem causar uretrite em homens e mulheres, mas as mulheres podem não apresentar nenhum sintoma.
Em mulheres sintomáticas, a uretrite pode ser difícil de distinguir de uma infecção da bexiga; no entanto, o tratamento é semelhante em ambos os casos. A uretrite também pode ser causada por infecções não sexualmente transmissíveis; tais infecções são mais comuns entre as mulheres.
O que causa uretrite?
Nas mulheres, a uretrite geralmente resulta de uma infecção causada por bactérias que normalmente habitam a região anal sem nenhum efeito negativo. Se estas bactérias entrarem no trato urinário, pode ocorrer uretrite.
A uretrite pode resultar da transmissão sexual do herpesvírus ou das bactérias que causam clamídia ou gonorréia.
O uso prolongado de um cateter urinário aumenta o risco de uretrite.
A atividade sexual pode contundir a uretra em mulheres e promover inflamação.
Alguns sabonetes, óleos de banho e duchas vaginais podem irritar a uretra.
Sintomas de uretrite
Queimando na micção
Micção freqüente com apenas pequenas quantidades de urina passadas em cada ocasião
Infecções orais ou orais
Necessidade urgente de urinar
Corrimento sangrento do pênis
Sangue na urina
Corrimento amarelado da uretra
Coceira ou irritação ao redor da abertura do pênis
Dor abdominal inferior
Relação sexual dolorosa em mulheres
Prevenção de uretrite
Use preservativos durante as relações sexuais para ajudar a diminuir o risco de infecção.
Recomenda-se boa higiene, especialmente antes da atividade sexual. Use sabonete suave e sem perfume.
Para lavar as bactérias do trato vaginal, as mulheres devem beber um pouco de água antes da relação sexual e urinar dentro de 15 minutos depois; se necessário, eles devem usar um lubrificante solúvel em água (não vaselina) para diminuir o risco de hematomas durante a relação sexual.
Depois de usar o banheiro, as mulheres devem limpar de frente para trás para evitar a disseminação de bactérias fecais para a uretra.
As mulheres não devem usar duchas a menos que sejam instruídas de outra maneira por um médico.
Pessoas que têm episódios recorrentes de uretrite devem beber pelo menos oito copos de líquido por dia e devem evitar cafeína e álcool, o que pode irritar a bexiga.
Se você é sexualmente ativo, faça check-ups regulares.
Diagnóstico da Uretrite
História do paciente e exame físico
Exame microscópico e cultura de secreção uretral e urina
Cultura de clamídia
Cultura da gonorréia
Como tratar a uretrite
Antibióticos, prescritos para tratar infecções bacterianas, devem ser tomados para o termo completo conforme indicado; interromper a medicação precocemente pode resultar em uma infecção rebote mais séria e mais difícil de tratar. Para infecções sexualmente transmissíveis, apenas um parceiro pode apresentar sintomas, mas é provável que o parceiro sem sintomas também esteja infectado. Portanto, ambos os parceiros precisam ser tratados para evitar um ciclo de reinfecção autoperpetuante.
Analgésicos podem ser administrados para aliviar a dor
Fale com o Dr Carlos Wilson se você ou seu parceiro tiver dor ao urinar, frequente ou se você notar uma secreção anormal da vagina ou do pênis.