Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o câncer mais frequente na população masculina. É um tumor que que atinge a glândula do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga, por onde passa a uretra e que produz parte do sêmen.

Na fase inicial, não provoca nenhum sintoma o que torna o exame preventivo ainda mais importante. Diagnosticado nesta fase, apresenta mais de 90% de chance de cura. No entanto, nas fases avançadas, a cura vai se tornando cada vez mais difícil.

Alguns sintomas que podem ocorrer:

• Dor ou ardência ao urinar
  • Urinar com muita frequência
  • Perda de peso
  • Sangue na urina

O diagnóstico é realizado através do exame de toque retal e da dosagem do antígeno prostático específico, chamado PSA. Assim em caso de toque anormal e/ou PSA elevado, o paciente passará por uma ultrassonografia transretal com biópsia da próstata.

Deve ser baseado na extensão da doença, destacando-se para os tumores não metastáticos, terapias curativas como a cirurgia (prostatectomia radical), a radioterapia (externa ou braquiterapia), terapias focais (HIFU, crioterapia), ou até mesmo observação vigilante (em casos muito específicos). Entretanto, na doença metastática, os tratamentos são paliativos e podem ser a terapia hormonal, a quimioterapia, a imunoterapia ou a terapia de suporte ósseo.

Prevenção

O melhor modo de prevenir o aparecimento do câncer de próstata é realização do exame de toque retal e do PSA periodicamente de acordo com a orientação médica. Além disso, manter uma alimentação saudável, não fumar e praticar atividades físicas são ações que contribuem para a melhoria da saúde como um todo e podem ajudar na prevenção da doença. 2ª a 6ª feira 09:00 às 19:00 Macaé (22) 2762-0286