O tratamento da Disfunção Sexual Erétil (impotência) deve ser realizado de acordo com a causa, no entanto, de uma maneira resumida, podemos dividir nas seguintes fases:
1) avaliação do estado emocional psicológico, ajustes hormonais, medicamentos orais específicos para ereção;
2) drogas injetáveis;
3) implante de prótese peniana.
A cirurgia de implante de prótese de pênis tem duração média de 1h30min.
É um procedimento eficaz com um grau de satisfação bastante alto. A recuperação, normalmente, é rápida e o paciente retoma sua atividade sexual em torno de 30 dias.
As próteses ficam completamente internas, não ficando nada exposto.
Como em todo procedimento cirúrgico, o paciente deve ser muito bem avaliado e orientado sobre os benefícios e riscos.
Muito raramente, há a necessidade de troca da prótese. Tenho pacientes que colocaram prótese há mais de 20 anos sem necessidade de troca nesse tempo, no entanto, tal possibilidade existe.
Não ocorre mudança no desejo sexual, na sensibilidade ou no volume de esperma.
Existem basicamente dois tipos de prótese:
1) Prótese maleável (ou semirrígida). Ela é dobrável e pode deixar o pênis em posição erétil o tempo todo, se for a opção do homem, entretanto, ela se dobra por apresentar uma maleabilidade.
2) Prótese inflável. Possui uma válvula que fica dentro da bolsa escrotal e um reservatório com líquido que é colocado próximo à bexiga. Quando o homem vai ter uma relação sexual ele aperta a válvula. Ao final, é só apertar de novo que o pênis volta a ficar flácido
A decisão de colocar uma prótese deve ser intensamente discutida entre o paciente e o médico. Procuramos, sempre, explicar bem todas as vantagens e desvantagens dessa cirurgia. É muito importante que se entenda bem todo o processo, pois, pela nossa experiência, só assim, atingimos níveis elevados de satisfação.